terça-feira, 3 de julho de 2012

Solar dos Zagallos - abordagem histórica e patrimonial

Entrada e pátio do Solar, com o patamar da escadaria principal revestido a azulejo
O Solar dos Zagallos, também denominado de Quinta da família Piano ou Quinta dos Pianos, situado na freguesia da Sobreda, para além de um património fulcral na vida local, transformou-se num pólo irradiador de cultura, mercê das várias funções aqui disponibilizadas pela autarquia de Almada.
Cartela identificativa de património municipal situada na entrada principal do Solar
Considero este solar merecedor de estudos que contemplem a sua vertente arquitectónica e as artes decorativas e igualmente a sua história social reflectida no suporte material das estruturas de habitabilidade.
Penso que um dos pontos de destaque patrimonial é sem dúvida o seu espólio azulejar, o figurativo (o religioso e o de carácter profano) e o de padrão ornamental.
Após o passeio de visita ao património religioso da Sobreda, pensei que seria interessante complementar esse percurso com alguns textos e imagens que nos aproximassem de um espaço polivalente e rico de história, apresentando hoje uma introdução e mais tarde alguns desenvolvimentos possibilitando outro tipo de visita, nomeadamente dedicada ao azulejo de cariz civil ou profano, quer padronizado, quer figurativo, nas suas várias e sucessivas desenvolvências no tempo.

A visita que aqui tentarei trazer tem como suporte as fotografias e textos que produzi na sequência de um trabalho efectuado em 2008. Durante as férias que se avizinham é minha intenção rever os espaços então percorridos nessa etapa individual de descoberta deste edifício, talvez potenciando outros projectos ou até tão somente mais registos fotográficos que serão sempre fonte de divulgação do seu valor histórico, artístico e cultural.
Nessa altura, não tendo tido acesso a áreas ainda não intervencionadas e restauradas, concentrei-me em duas entradas, a lateral, no corpo adossado, e a principal na escadaria do pátio; no corredor do piso superior do solar e no salão apelidado de "salão das mentiras"; no recanto mais original do jardim, junto à estufa, percorrendo, no entanto, o restante espaço ajardinado para me deter na casa de fresco.

É, pois, um convite a uma visita que se desenrolará em várias fases, vários dias de escrita e possibilidade de leitura da vossa parte.
Cartela colocada no patamar da escadaria principal de acesso ao piso superior do Solar
Conceição Toscano

Sem comentários:

Enviar um comentário