domingo, 27 de maio de 2012

As bibliotecas escolares - Exposição do livro antigo, em Almada

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Cacilhas-Tejo é uma instituição inserida na comunidade escolar e envolvente local que disponibiliza recursos documentais ao serviço da educação. Está situada numa das praças de Almada, numa zona onde ainda existem recordações industriais numa convivência de dinâmicas urbanas.

Uma das possibilidades de historiar percursos de dinâmicas na área educativa e igualmente a nossa vida cultural é perscrutarmos as mensagens contidas nos livros pertencentes aos seus fundos documentais e até recorrendo a exemplares vindos de algumas colecções particulares.

Os livros constituem repositórios de escrita particular e colectiva. Ao servir de veículo de transmissão do conhecimento num tempo actual e para as gerações vindouras, assumem um papel essencial na vida da comunidade. Estes documentos escritos à guarda de lugares de conhecimento e de educação, como as bibliotecas, servem de suporte para a fixação da nossa memória colectiva, adquirindo igualmente, no decurso do tempo e ao longo da história dos homens, um valor patrimonial intrínseco e inquestionável. Certos livros possuídos por particulares podem em complemento a esse valor de comunicação, quer científica, quer ficcional, adquirir uma carga extra de testemunhos de vivências particulares e de memória de uma época.

A exposição «O Livro Antigo na BECRE: Do final do século XIX à primeira metade do século XX» inaugura no próximo dia 28 de Maio, prolongando-se até 30 de Junho. O visitante terá a oportunidade de ver espécimes com algum valor e até raridade, muitos deles com uma carga de memória emotiva reunida ao longo das vidas dos seus proprietários.

Os livros com valor patrimonial escolhidos da colecção da BECRE foram reforçados com outros, objecto de empréstimo por parte de professores da própria escola e de um dirigente de uma associação local.

Aqui deixamos alguns exemplos de obras que podem ser apreciadas:

Edições facsimiladas de «O Príncipe Valente»; reedições de «O Mosquito» e «O Torpedo 1936»; «Chimie (Notation atomique)», de J. Langlebert (45ª ed, 1894); «Manual do destillador e licorista», do Editor Arnaldo Bordalo (1915); «Os crimes da formiga branca: confidencias viridicas e sensacionaes d'um Juiz de Investigação», folhetins com edição de J. Rocha Júnior (1914); exemplares da «Crónica feminina», «Ilustração Portugueza» e «Eva»; «A musa em férias (Idílios e sátiras)», de Guerra Junqueiro (3ª ed., 1896); «Le darwinisme», de Édouard Hartmann (5ª ed., 1894); «A organização cristã da família: Conferencias prègadas na Sé de Coimbra, no Advento de 1916», de José d'Almeida Correia (1917).

A presente iniciativa aqui divulgada, assim como outras anteriormente realizadas, resulta de um trabalho de equipa, numa dinâmica empenhada na valorização da missão de uma biblioteca escolar inserida numa comunidade, a nível territorial e escolar, com a qual tem estabelecido parcerias de trabalho em prol da formação dos seus alunos e público frequentador em geral.
 Pormenor de uma das áreas da exposição (alguns dos exemplares mais antigos e em estado de conservação mais delicado, com as respectivas fichas de catalogação do tratamento documental)

Conceição Toscano




2 comentários:

  1. Conceição Toscano, felicito-a por ter criado este blog, dedicado ao Património. Estou certo que será uma valioso contributo para o conhecimento da nossa circunstância e de nós próprios.

    Fernando Miguel

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Fernando. Esse é um dos objectivos. Entretanto, outras iniciativas poderão ser despoletadas a partir dos primeiros passos.

    Conceição Toscano

    ResponderEliminar